Como Os Óculos De Grau São Feitos — E Por Que Custam Tão Caro?
Você sabe por que óculos de grau custam tanto? Descubra como são feitos, por que o preço é alto e o que realmente encarece seu par de lentes.
TECNOLOGIA
Por Gabriel Ricardo
5/7/20252 min ler


Se você já precisou comprar óculos de grau, provavelmente se perguntou: por que eles são tão caros, se parecem tão simples? Por trás de cada par de lentes existe um processo de fabricação bastante preciso e um mercado cheio de detalhes que ajudam a entender o valor final.
Tudo começa na receita
A produção de um óculos de grau começa com o exame oftalmológico. Com a receita em mãos, são determinados os graus corretivos necessários para cada olho — incluindo miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Esse diagnóstico define exatamente como a lente deverá ser moldada.
A lente não sai pronta da fábrica
Ao contrário do que muitos pensam, a lente não é retirada pronta de uma prateleira. A maioria das lentes vem como um disco bruto, chamado de semiacabado. Ele é lapidado com alta precisão em máquinas computadorizadas para criar as curvaturas corretas que irão compensar os defeitos visuais de quem vai usar os óculos.
O processo inclui: corte, polimento, aplicação de tratamentos (como antirreflexo, proteção UV, filtro de luz azul) e, por fim, o encaixe na armação escolhida. Tudo isso exige equipamentos especializados, mão de obra técnica e controle de qualidade rigoroso.
E a armação?
As armações variam muito em material (acetato, metal, titânio etc.), design e marca. Algumas são fabricadas artesanalmente, outras vêm de grandes linhas de produção. O custo pode subir consideravelmente se estiver associada a marcas de grife ou designers exclusivos.
Por que são tão caros, então?
Além da complexidade técnica e da personalização de cada par de lentes, o preço final dos óculos envolve:
Pesquisa e tecnologia das lentes;
Tratamentos adicionais (como antirreflexo ou fotossensível);
Logística de distribuição;
Impostos e margens de lucro de óticas e fabricantes;
Marketing de marcas de armação.
Curiosidade: o monopólio invisível
Pouca gente sabe, mas uma única empresa — a Luxottica — domina grande parte da indústria óptica mundial, da fabricação de lentes à distribuição de armações e operação de redes de óticas. Esse monopólio contribui para manter os preços altos em muitos países, inclusive no Brasil.
Se você gostou de entender o que está por trás de um item tão comum (e necessário) como os óculos de grau, compartilhe com alguém que também usa! Conhecimento assim também ajuda a fazer escolhas mais conscientes.